quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EXPERIÊNCIA DE LUTERO

"Depois de fazer pouco caso de Lutero, dizendo que ele seria um "alemão bêbado que escrevera as teses", e afirmando que "quando estiver sóbrio mudará de opinião" o Papa Leão X ordenou, em 1518, ao professor de teologia dominicano Silvestro Mazzolini que investigasse o assunto. Este denunciou que Lutero se opunha de maneira implícita à autoridade do Sumo Pontífice, quando discordava de uma de suas bulas. Declarou ser Lutero um herege e escreveu uma refutação acadêmica às suas teses. Nela, mantinha a autoridade papal sobre a Igreja e condenava as teorias de Lutero como um desvio e uma apostasia.

(...)

A 16 de abril, Lutero apresentou-se diante da Dieta. Johann Eck, assistente do Arcebispo de Trier, mostrou a Lutero uma mesa cheia de cópias de seus escritos. Perguntou-lhe, então, se os livros eram seus e se ele acreditava naquilo que as obras diziam. Lutero pediu um tempo para pensar em sua resposta, o que lhe foi concedido. Este, então, isolou-se em oração e depois consultou seus aliados e amigos, apresentando-se à Dieta no dia seguinte. Quando a Dieta veio a tratar do assunto, o conselheiro Eck pediu a Lutero que respondesse explicitamente à seguinte questão:

"Lutero, repeles seus livros e os erros que eles contêm?"

Lutero, então, respondeu:

"Que se me convençam mediante testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão* - porque não acredito nem no Papa nem nos concílios já que está provado amiúde que estão errados, contradizendo-se a si mesmos - pelos textos da Sagrada Escritura que citei, estou submetido a minha consciência e unido à palavra de Deus. Por isto, não posso nem quero retratar-me de nada, porque fazer algo contra a consciência não é seguro nem saudável." 
* É uma pena que algumas seitas religiosas ensinam que usar a mente (razão) é pecado.

Hoje no meio da cristandade a história se repete. Aqueles que se apresentam, fundamentados na palavra de Deus, contra práticas e doutrinas que se desviam do propósito de Deus, que é encabeçar todas as coisas em Cristo, tanto as do céu como as da terra, são acusadas de rebeldes, doentes, estão "fora de si", assim como o Papa Leão X fez com Lutero.

Pessoas são arregimentadas para investigar o assunto, assim como o Papa fez. Mas em vez de buscar respostas na palavra de Deus eles anunciam que o problema é que, quando você discorda de uma bula (prática ou doutrina não bíblica) a autoridade do "Sumo Pontífice" é que está sendo contestada, então você se torna um apostata.

Realmente temos que tomar cuidado e estarmos fundamentados na palavra, e sermos fieis ao Senhor e não a homens ou organizações religiosas.

Estamos naqueles últimos tempos em que o apóstolo Paulo, por revelação, profetizou que seriam trabalhosos: (3)"Pois haverá tempo em que não suportarão o ensinamento saudável; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, ajuntarão para si mestres segundo suas próprias paixões, (4) e afastarão seus ouvidos da verdade, voltando-se para as fábulas."

A estratégia do inimigo é promover um estilo de ministério que não pregue a Palavra, que não fundamente os santos em Cristo e este crucificado. Pois "...destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo? (Sl 11:3)
Mas devemos ser firmes "Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de sobriedade." 2 Tm 1:7.

(...)

1 Tm 6:3-5 "(3) Se alguém ensina coisas diferentes e não concorda com as palavras saudáveis de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensinamento segundo a piedade, (4) está cegado pelo orgulho, nada entende, mas está enfermo com questões e contendas sobre palavras, das quais se originam inveja, discussões, difamações, suspeitas malignas, (5) disputas intermináveis de homens corrompidos na mente e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro."

Interessante destacar a palavra privados (despojados, destituídos) no grego, implica que antes possuíam a verdade, mas que agora a verdade lhes tinha sido tirada. Portanto foram destituídos da verdade. E a verdade refere-se às coisas verdadeiras reveladas no Novo Testamento acerca de Cristo e da igreja. A igreja é a coluna e baluarte da verdade. A igreja deve suportar, sustentar e testificar a verdade, a realidade, de Cristo e a igreja.

(...)

1 Tm 6:10 "Pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males, pelo que alguns, cobiçando-o, se desviaram da fé e a si mesmo se atormentaram com muitas dores."

4 comentários:

  1. A história se repete...Como já dizia Salomão. "Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós."

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esse texto tirado do site Wikipedia. Sem base Bibliográfica alguma, muito menos Bíblica. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O interessante é que seitas religiosas contiuam levando a cabo a prática do Catolicismo Romano. Um Papa (Apóstolo) e seus Bispos (Coolperadores). A História se repete.

    ResponderExcluir
  4. É verdade já estão até expulsando quem não paga as indulgências na Africa... Acho que lutero terá que resucitar!

    ResponderExcluir